Em um mundo cada dia mais digital e interconectado, a segurança de dados tem se tornado uma preocupação frequente para gestores de empresas. Segundo a USP, em 2022, a cibersegurança era a principal preocupação em negócios de todo o mundo, tendo avançado três posições no ranking desde 2020.
Por outro lado, uma pesquisa da organização britânica Tanium revela que 79% das empresas só investem em cibersegurança após sofrer um ataque. Esse dado é preocupante, visto os danos colaterais que uma invasão cibernética pode ocasionar. A própria instituição responsável pelo estudo aconselha que a prevenção é o melhor caminho.
Mas afinal, qual a melhor abordagem para garantir a cibersegurança? A Tríade de Visibilidade do SOC, composto pela Detecção e Resposta de Rede (NDR), Detecção e Resposta de Endpoint (EDR) e Gerenciamento de Informações e Eventos de Segurança (SIEM) pode fazer toda a diferença. Continue lendo para saber mais!
O que é a Tríade de Visibilidade do SOC?
Tríade de Visibilidade do SOC é o nome de uma estratégia de segurança cibernética que combina três pilares da segurança on-line para a detecção, investigação e resposta a ataques.
A tríade em questão é composta por:
- Detecção e Resposta de Rede (NDR);
- Detecção e Resposta de Endpoint (EDR);
- Gerenciamento de Informações e Eventos de Segurança (SIEM).
A migração dos ativos de TI para a nuvem foi um fator importante para a disseminação da Tríade de Visibilidade SOC. Isso ocorreu, pois os hackers passaram a ultrapassar as barreiras de segurança com mais facilidade, criando a necessidade de novas estratégias de proteção.
Nesse contexto, profissionais da área buscavam cada vez mais soluções para o gerenciamento de logs, a proteção de endpoints e a visibilidade total em ambientes de TI. Logo, a tríade nasceu pelas mãos de Anton Chuvakin, da conceituada empresa de consultoria em tecnologia Gartner.
Chuvakin acreditava que o uso simultâneo de soluções complementares que compensam as fraquezas umas das outras, seria uma alternativa eficiente para promover a segurança cibernética, evitando ataques.
EDR – Endpoint Detection and Response
O EDR, concentra-se na detecção de atividades perigosas ocorridas em um endpoint, como um desktop, smartphone ou notebook. Seu objetivo é identificar problemas que podem apontar uma invasão ou tentativa de tal. Isso é feito por meio da instalação de recursos de análise automatizados nesses dispositivos.
A dificuldade envolvida nessa solução está no fato de que ela não é escalável. Ou seja, não consegue acompanhar o crescimento da empresa e as mudanças nos fluxos de trabalho. Além disso, ele requer tempo, investimento e mão de obra especializada.
SIEM – Security Information and Event Management
O SIEM tem como objetivo analisar e coletar dados relativos à segurança on-line da organização. Com esses dados em mãos, o gestor pode monitorar as atividades em tempo real, usando uma plataforma centralizada. Isso facilita a gestão de riscos cibernéticos, tornando a tarefa mais simples.
Quanto às fraquezas da solução, o SIEM pode ser limitado em casos de ataques avançados, pois depende de mecanismos de log para detectar vulnerabilidades. Como nem todas as ameaças aparecem nos logs, elas podem passar despercebidas, só sendo notadas quando já é tarde.
NDR – Network Detection and Response
O NDR é responsável por complementar a análise de log feita pela SIEM. Ele faz uma análise da rede em busca de atividades suspeitas, anomalias, tentativas de login não autorizadas, entre outros. Isso pode ser feito por meio de Machine Learning ou análise comportamental, por exemplo.
A associação dos dois pilares (NDR e SIEM) expande as fontes de informações, proporcionando uma ampla visão sobre a rede, além de garantir análises mais completas e dados mais assertivos. Dessa forma, seu negócio fica mais protegido, mesmo dos hackers com técnicas mais sofisticadas de ataque.
Importância de combinar os pilares da Tríade Visibilidade SOC
A ideia central da tríade é unir os valores das três soluções para combinar os benefícios de cada um, assim como cobrir suas fraquezas intrínsecas. Portanto, para obter os resultados desejados, é importante dar atenção para os três pilares e usá-los como os aliados que são.
Ao adotar a Tríade Visibilidade do SOC, você proporcionará os seguintes benefícios para a sua organização:
- Detecção rápida de riscos, permitindo uma tomada de decisão rápida e a mitigação dos danos decorrentes de ameaças;
- Controle em tempo real da rede da empresa, tanto nos endpoints quanto no tráfego de rede;
- Visão clara de qual vulnerabilidade foi explorada, permitindo ações estratégicas para evitar novas ocorrências;
- Seguridade dos dados, que possibilitam que a organização esteja de acordo com leis e normas vigentes, como é o caso da LGPD, que implica na responsabilidade da empresa pelos dados do cliente.
A Tríade de Visibilidade do SOC é um conceito para ajudar empresas a manterem seus dados seguros à medida que novas tecnologias (e seus riscos) avançam. A integração dos três pilares fornece uma altíssima visibilidade, melhorando a capacidade da organização de se defender de cibercrimes.