O Infoblox, solução DDI que vem tendo um crescimento gigantesco no mercado, possui diversas ferramentas para facilitar o trabalho do administrador, e ao mesmo tempo diminuir possíveis falhas humanas que podem ocorrer durante a rotina de gerenciamento. Uma delas que é a utilização de Name Server Groups, que facilitam a atribuição dos membros do grid (ou non-grid members) e evitam que o administrador tenha que atribuir membro a membro na zona.
Primeiramente é importante frisar o porquê da utilização dos Name Server Groups. Assumindo que um engenheiro tenha uma grande migração em vista, e uma larga quantidade de zonas novas serão adicionadas (internas e externas), o trabalho de atribuição de membros a esses novos domínios fica muito desgastante. É este problema que a utilização de tal recurso visa eliminar.
Criação
Para realizar a criação de um name server, o administrador Infoblox deve seguir os seguintes procedimentos:
· Navegar até a aba Data Management – DNS – Name Server Groups
- Ao clicar no botão de adicionar a seguinte tela irá aparecer. É nesta tela que group é nomeado e os membros inseridos. Será solicitado o nível do membro para o grupo, se ele é interno primário/secundário, ou externo primário/ secundário.
Atribuição
Uma vez feita a criação, é necessário realizar a atribuição. Para efetuar tal tarefa, o administrador deve seguir o procedimento a seguir:
- Efetuar a criação da zona no seguinte caminho:
- Na tela de criação, após digitar o nome da zona é solicitado o membro (ou membros) ou o nome do name server group. Basta selecionar o grupo previamente criado, salvar e fechar.
Após a leitura desse artigo, se espera que o leitor tenha compreendido a necessidade do uso de um name server group e a realização da criação e atribuição do mesmo.