Blog Agility

Criando um BIG-IP Virtual (VCMP)

Criando um BIG-IP Virtual (VCMP)

2015_05_Anderson_Avellar_Criando_um_BIG-IP_Virtual_VCMP_01Virtualized Clustered Multiprocessing (vCMP) é um recurso do sistema BIG-IP® que permite que você execute várias instâncias do software BIG-IP em uma única plataforma de hardware. O vCMP ™ atribui uma quota específica dos recursos de hardware para cada instância BIG-IP, ou vCMP convidado (Guest). Cada convidado (Guest) que você cria se comporta como um dispositivo BIG-IP separado e independente, tendo a sua própria CPU, memória e espaço em disco. Cada convidado (Guest) também tem seu próprio arquivo de configuração, arquivos de log, e versão do Kernel.


Virtualized Clustered Multiprocessing (vCMP) é um recurso do sistema BIG-IP® que permite que você execute várias instâncias do software BIG-IP em uma única plataforma de hardware. O vCMP ™ atribui uma quota específica dos recursos de hardware para cada instância BIG-IP, ou vCMP convidado (Guest). Cada convidado (Guest) que você cria se comporta como um dispositivo BIG-IP separado e independente, tendo a sua própria CPU, memória e espaço em disco. Cada convidado (Guest) também tem seu próprio arquivo de configuração, arquivos de log, e versão do Kernel.

VCMP ™ é construído sobre a tecnologia CMP F5 Networks. VCMP permite que os membros do cluster (ou seja, os Slots dentro de um chassis ou Gestão de Tráfego Microkernel – TMM instâncias em um aparelho) possam trabalhar em conjunto para formar um sistema distribuído e coerente, de processamento de tráfego para compartilhar a carga de tráfego. VCMP leva isso um passo adiante, permitindo que você crie e execute módulos BIG-IP virtualizados, usando, um hypervisor construído para o efeito com base nos padrões de virtualização.

Este procedimento cria um convidado (Guest) no modo de ponte (Briged). Ao criar um convidado (Guest), se você receber uma mensagem de erro sobre / shared / vmdisks veja o espaço em disco. VCMP precisa 24.354 MB de espaço adicional. Você pode ou deve excluir discos virtuais existentes até que você tenha liberado 24.354 MB de espaço em disco.


1. Conecte-se no BIG-IP Chassis (Host) e acesse com as devidas credenciais de usuário e senha;

2. Na Guia principal clique em VCMP e Guest List e depois em Create;

2015_05_Anderson_Avellar_Criando_um_BIG-IP_Virtual_VCMP_02
(Figura_01)

3. A partir da lista de propriedades, selecione Avançado;


(Figura_02)

 

4. No campo Nome, digite um nome para o Guest;

2015_05_Anderson_Avellar_Criando_um_BIG-IP_Virtual_VCMP_03
(Figura_03)

5. No campo Nome do host, digite o nome do host do sistema BIG-IP. Certifique-se de atribuir um nome de domínio totalmente qualificado (FQDN). Se você atribuir um nome que não é um FQDN, o sistema pode exibir uma mensagem de erro. Se você deixar este campo em branco, o sistema atribui o nome localhost.localdomain;

2015_05_Anderson_Avellar_Criando_um_BIG-IP_Virtual_VCMP_04
(Figura_04)

6. Escolha a quantidade de Cores (Processadores) que será utilizado por Slost;

2015_05_Anderson_Avellar_Criando_um_BIG-IP_Virtual_VCMP_05
(Figura_05)

7. Escolha o número de Slots alocado no equipamento (nesse caso o equipamento só tem uma blade);

2015_05_Anderson_Avellar_Criando_um_BIG-IP_Virtual_VCMP_06
(Figura_06)

 

8. Escolha qual o Número Mínimo de Slots. Ao escolher mais de um slot, caso ocorra falha em um Slot (Blade) o VCMP continuará funcionando;

2015_05_Anderson_Avellar_Criando_um_BIG-IP_Virtual_VCMP_07
(Figura_07)

 

9. A partir da lista Número de Slots, selecione slot único ou todos os slots. Isso faz com que o Guest resida em um slot ou poderá abranger todos os slots. Note que uma vez que você configurar um convidado (Guest) para abranger todos os slots, você não pode alterar esse valor mais tarde para um único slot, a menos que você primeiro altere o estado do convidado (Guest) para configurado.

2015_05_Anderson_Avellar_Criando_um_BIG-IP_Virtual_VCMP_08
(Figura_08)

10. No campo Endereço IP, digite um endereço IP de gerenciamento exclusivo que você deseja atribuir para o Guest. Você usará esse endereço IP para acessar o convidado (Guest) quando quiser gerenciar um módulo em execução dentro do convidado (Guest);

2015_05_Anderson_Avellar_Criando_um_BIG-IP_Virtual_VCMP_09
(Figura_09)

 

11. No campo Máscara de rede, digite a máscara de rede para o endereço IP do cluster.

2015_05_Anderson_Avellar_Criando_um_BIG-IP_Virtual_VCMP_10
(Figura_10)

12. No campo Rota de Gerenciamento, digite um endereço de gateway para o endereço IP do cluster.

2015_05_Anderson_Avellar_Criando_um_BIG-IP_Virtual_VCMP_11
(Figura_11)

13. A partir da lista inicial da imagem, selecione um arquivo de imagem ISO para a instalação TMOS® e quaisquer módulos BIG-IP licenciados para o disco virtual do convidado (Guest). Se necessário, já escolha o HotFix para a versão do Sistema.

2015_05_Anderson_Avellar_Criando_um_BIG-IP_Virtual_VCMP_12
(Figura_12)
2015_05_Anderson_Avellar_Criando_um_BIG-IP_Virtual_VCMP_13
(Figura_13)

14. A partir da lista de disco virtual, manter o valor padrão de Nenhum. O sistema BIG-IP cria um disco virtual com um nome padrão (o nome do Guest mais o .img string, como ex. guestA.img). Observe que se um arquivo do disco virtual solto com esse nome padrão já existir, o sistema exibe uma mensagem. Você deve anexar manualmente o disco virtual. Você pode fazer isso usando a interface de linha de comando tmsh.

2015_05_Anderson_Avellar_Criando_um_BIG-IP_Virtual_VCMP_14
(Figura_14)

 

15. Para a configuração da lista de VLAN, selecione um um nome de VLAN interno e externo da caixa disponível, e utilizando o botão Mover, mover os nomes de VLAN para a caixa Selecionado.

2015_05_Anderson_Avellar_Criando_um_BIG-IP_Virtual_VCMP_15
(Figura_15)
16. A partir da lista Estado requerido, selecione provisionado. Isso aloca todos os recursos necessários para o Guest, como núcleos de CPU, disco virtual, e assim por diante.

2015_05_Anderson_Avellar_Criando_um_BIG-IP_Virtual_VCMP_16
(Figura_16)

 

17. Clique em Concluir.

2015_05_Anderson_Avellar_Criando_um_BIG-IP_Virtual_VCMP_17
(Figura_17)



Este tópico descreve as configurações que você precisa fazer para configurar para um convidado vCMP.