Blog Agility

Desafios e peculiaridades regionais: as armas da INETCO contra fraudes

Desafios e peculiaridades regionais: as armas da INETCO contra fraudes

Sendo distribuída através da Agility, empresa líder em detecção e prevenção de fraudes financeiras está pronta para mais um desafio: enfrentar o peculiar cenário do cibercrime brasileiro, que é referência global em golpes monetários.

Como já anunciamos anteriormente, a Agility tem a honra de se consagrar como o canal premiere de revenda das soluções da INETCO no Brasil. A companhia, que possui uma solução líder em prevenção de fraudes financeiras, está pronta para lidar com as peculiaridades e desafios específicos do submundo do cibercrime brasileiro, conhecido por seu gigantesco volume de golpes focados no segmento bancário.

Para entender mais sobre os planos da companhia e os diferenciais de sua solução, realizamos uma entrevista com seus executivos sobre alguns pontos-chave. Confira abaixo!

Agility: O Brasil se destaca como um dos países que mais sofre com fraudes financeiras do mundo; temos estatísticas que apontam 2,8 mil tentativas de fraudes por minuto. Com as peculiaridades do cibercrime brasileiro e o alto volume de transações maliciosas, como a INETCO, agora atuando nesse cenário desafiador, enxerga tal panorama e as capacidades de suas soluções para mitigar essas ameaças?

No Brasil, as instituições financeiras e as redes de pagamento têm feito progressos no sentido de reduzir fraudes e ataques cibernéticos, mas continuam a enfrentar uma batalha difícil à medida que o número de ameaças cresce exponencialmente. Muitas organizações brasileiras não estão equipadas com ferramentas de detecção de fraudes projetadas para enfrentar os desafios atuais no ecossistema de pagamentos, exigindo que personalizem ferramentas genéricas de monitoramento de rede e detecção de fraudes de acordo com suas necessidades.

A plataforma INETCO está bem posicionada para enfrentar o crime cibernético e o alto volume de transações maliciosas enfrentadas no país. Projetada especificamente para redes de pagamento, a plataforma obtém dados abrangentes de rede e mensagens em tempo real de todos os pontos ao longo da jornada de pagamento, dando às organizações visibilidade completa de ponta a ponta em cada transação. Ele fornece aos analistas de fraude uma imagem única e unificada de tudo o que se sabe sobre cada transação, sem a necessidade de realizar análises de causa raiz.

A INETCO está chegando em um momento em que o Brasil enfrenta um volume sem precedentes de fraudes sofisticadas em pagamentos e ataques cibernéticos. As organizações utilizam a plataforma INETCO para detectar e bloquear crimes em todos os canais, incluindo ponto de venda, online, móvel, ATM, caixa, transferência eletrônica, PIX e transferência bancária.

A plataforma serve como uma ferramenta inestimável na proteção de pagamentos contra todos os tipos de fraude que ocorrem no país atualmente, incluindo cartão presente e cartão não-presente, transferência, controle de conta, fraude interna e muito mais. Também permite que as organizações detectem ataques cibernéticos sofisticados em tempo real, como DDoS (comum e de resgate), bots, BIN, credential stuffing, vazamentos de dados e ameaças persistentes avançadas (APTs).

À medida que os fraudadores se tornam mais sofisticados, eles agora combinam crimes cibernéticos e técnicas de fraude, criando uma corrida armamentista de capacidades destinadas a superar as organizações brasileiras. Para ajudar a navegar neste cenário complexo, as ferramentas de gestão de casos de fraude da INETCO facilitam a colaboração entre equipas de fraude, combate ao branqueamento de capitais e segurança cibernética.

Isso dá às equipes acesso a dados críticos e fluxos de trabalho configuráveis, alertas e relatórios para detectar e bloquear as ameaças em evolução mais recentes.

Agility: Além do alto volume de transações, o segmento financeiro brasileiro possui algumas peculiaridades, como o Pix como método de pagamento favorito entre lojistas e consumidores. Como as soluções INETCO estão prontas para atuar com esses diferenciais do país?

O Pix conquistou o Brasil desde a sua inauguração em 2020, sendo adotado por mais de dois terços da população brasileira e se tornando um dos sistemas de pagamento instantâneo mais utilizados no mundo. No entanto, esse crescimento apresenta desafios à medida que os criminosos aproveitam as altas taxas de utilização do sistema e os baixos níveis de alfabetização financeira digital do país.

Apesar dos esforços do Banco Central do Brasil (Bacen) para implementar medidas anti fraude nas transações via Pix, os usuários ainda enfrentam ameaças à segurança. Golpes e fraudes no Pix podem ser difíceis de detectar, e a velocidade com que as transações ocorrem pode tornar a captura dos fraudadores um grande desafio.

A plataforma da INETCO aborda esses desafios únicos de diversas maneiras:

Ela cria um modelo de aprendizado de máquina para cada cliente na rede de pagamento e avalia cada transação em relação ao comportamento esperado de cada cliente. Isso ajuda a identificar indivíduos que realizam transações que não representam seus hábitos de compra típicos ou que apresentam padrões associados a risco.

Ela cria um modelo de aprendizado de máquina para cada cliente na rede de pagamento e avalia cada transação em relação ao comportamento esperado de cada cliente. Isso ajuda a identificar indivíduos que realizam transações que não representam seus hábitos de compra típicos ou que apresentam padrões associados a risco.

Os recursos de aprendizagem autônoma da plataforma reduzem bastante o risco de fraude, permitindo que a INETCO bloqueie fraudes em qualquer ponto da rede de pagamento, incluindo hosts de autorização, servidores web, terminais e switches de transação.

Esses recursos fornecem um alto nível de segurança robusto — necessário para enfrentar os desafios atuais enfrentados pelo sistema de pagamento instantâneo brasileiro.

Agility: Uma das principais promessas da solução BullzAI é reduzir os custos operacionais através da consolidação de ferramentas em só um lugar e também por não onerar a equipe com análises manuais. Isso advém do alto uso da inteligência artificial e machine learning, correto? Poderia detalhar mais sobre como a IA se mostra útil para reduzir fraudes financeiras e otimizar a segurança cibernética como um todo?

A inteligência artificial e o aprendizado de máquina tornaram-se um divisor de águas na redução de fraudes financeiras e crimes cibernéticos, ajudando as organizações a detectar, analisar e resolver rapidamente ameaças de golpes. No passado, detectar fraudes em pagamentos era como procurar uma agulha num palheiro. Uma vez descobertas, analisar e resolver ameaças era um processo manual e demorado, muitas vezes envolvendo um grande número de pessoas.

Hoje, a IA e o machine learning estão sendo capazes de reduzir significativamente a carga sobre as organizações, libertando mais tempo para os colaboradores se aprofundarem na prevenção e análise de fraudes. A INETCO usa aprendizado de máquina avançado para detectar e enganar fraudes, gerando inteligência personalizada para cada cliente.

Ao observar apenas um pequeno número de transações, a plataforma gera uma pontuação de risco e anomalia para cada cliente. Isso pode acionar um alerta para equipes fraudulentas ou bloquear uma transação antes que ela seja autorizada, ajudando a reduzir falsos positivos e taxas de estorno. Os detalhes de cada pontuação de risco são transparentes, tornando a INETCO ideal para organizações cujos recursos são limitados.

Ao contrário de outras plataformas de fraude e segurança cibernética que utilizam modelos supervisionados de aprendizagem automática baseados em ameaças históricas conhecidas, as capacidades de aprendizagem autônoma da nossa plataforma detecta ameaças anteriormente desconhecidas sem a necessidade de cientistas de dados ou especialistas. A solução identifica automaticamente novos esquemas de fraude em tempo real e identifica pontos fracos onde os fraudadores podem se infiltrar, proporcionando às organizações uma forte linha de defesa.

Além disso, os modelos de aprendizado de máquina da INETCO são atualizados a cada transação. O feedback supervisionado dos analistas de fraude é realimentado nos modelos de aprendizado de máquina em tempo real para garantir que estejam sempre atualizados, resultando em pontuação de risco e detecção de fraude mais precisas, sem a necessidade de treinar novamente, de forma manual, cada um dos modelos.

Entre em contato com nosso time de especialistas para saber mais: https://somosagility.com.br/fale-conosco/