O procedimento de formatação dos discos do storage NetApp é útil para retornar a controladora aos padrões de fábrica, tendo a possibilidade de configurar o equipamento do início, desde a criação do RAID. Para a realização desse procedimento de formatação dos discos do storage NetApp, há alguns pontos de atenção antes da execução do processo propriamente dito.
Com a formatação, todos os dados serão apagados deixando o equipamento nos padrões de fábrica, apenas com o sistema operacional carregado em sua memória. Sendo assim, faça um backup das suas licenças para que após a reinicialização você já tenha essa informação em mãos, facilitando assim a reconfiguração. Certifique-se de que o contrato de suporte do seu equipamento te permite realizar o download do Data Ontap no site da NetApp. Em seguida, siga os passos abaixo:
1º – Acesso o equipamento por meio da porta de console;
2º – Caso o equipamento seja um cluster, desative “cluster failover” usando do comando:
Storage> cf disable
3º – Se for uma controladora única, siga para este passo:
Storage> reboot
4º – Após o equipamento reiniciar, em um determinado momento ele mostrará na tela a opção de entrar no menu de inicialização especial. Para isso, será necessário pressionar “CNTRL + C”;
5º – Selecione a opção 4ª para reiniciar todos os discos criando um volume flexível de root.
Para a versão 8.x do Data Ontap, há apenas a opção 4, que já inicia o equipamento criando um volume flexível de root, sendo ele em um aggregate 64-Bits.
6º – Confirme esse procedimento respondendo com “yes” para as questões informadas.
7º – Em seguida, será iniciada a formatação dos discos. Isto pode levar alguns minutos dependendo do modelo da controladora.
Segue abaixo imagem que ilustra os passos anteriores:
Após alguns minutos, todos os discos estarão formatados e a controladora irá iniciar com o sistema operacional que se encontra em sua memória, que nada mais é que a versão que havia anteriormente. Em seguida, ele entrará no “setup inicial” para a realização das primeiras configurações do equipamento:
Assim que realizar todos os passos do “Setup Inicial”, será necessário adicionar novamente as licenças que foram coletadas no início do procedimento.
Pronto! Após isso, sua controladora estará pronta para a criação de novos volumes, LUN’s, compartilhamentos e etc.