Blog Agility

NetMRI ScoreCard

NetMRI ScoreCard

O Network Automation (ou apenas NetMRI), solução de diagnósticos e automatização da Infoblox, oferece diversos recursos para que os administradores tenham sob controle o funcionamento de sua rede. Um dos principais mecanismos que facilitam a rápida visualização da situação do ambiente é o Scorecard. No artigo deste mês irei demonstrar como é formada a nota e a importancia de sua utilização.

O NetMRI analisa a estabilidade da rede e calcula um valor normalizado para o Scorecard baseado em todas as ocorrências geradas para aquele dia. O Network Scorecard disponibiliza uma métrica de performance de alto nível para a rede gerenciada e mostra uma nota média para o dia, os valores de estabilidade e correções e o histórico sobre o tempo selecionado. É possível customizar em dia, semana, mês e ano o que vai ser mostrado pelo Scorecard.

29_2_2016_NetMRI_Scorecard-IMAGEM1
Imagem1: Network Scorecard

Estabilidade e correções são medidas de acordo com uma variedade de áreas funcionais dentro da rede. Essa métricas de cada incidente dependem do tipo e da severidade da ocorrência.

  • Estabilidade: são problemas (issues) causados por eventos excessivos de mudança de topologia spanning tree, links instáveis e alta utilização de memória e CPU.
  • Correções: são problemas (issues) derivados de erros de configuração ou de design, como ID de VLAN duplicados ou inconsistência de timers de protocolos de roteamento.

As nove categorias de incidentes são: Configuration, Devices, Interfaces, Routing, Security, Subnets, VLANs, VoIP e Wireless. A combinação dessas categorias de incidentes por correção e estabilidade formam a nota do scorecard.

O valor exato do Scorecard não é tão importante. Porém, uma mudança relativa da nota precisa sim ser notada. Pode ser visto um histórico dessas alterações na ferramenta e com isso analisar se alguma coisa está errada com o ambiente. De início, o valor irá variar de dia para dia, mas o ideal é que aumente sempre com o passar do tempo. Se houver uma queda, os administradores deverão dar a devida atenção e analisar um possível problema. Depois de 3 a 4 semanas de uso, a nota ficará mais estável e uma base do funcionamento do ambiente pode ser tomada.