A Nutanix introduziu no mercado uma nova plataforma de computação que proporciona integração e escalabilidade na entrega de servidores virtualizados através de um hypervisor e um storage em uma única estrutura denominada Nutanix Cluster. Quatro servidores estão inclusos em cada bloco (host físico) que possuem um tamanho aproximado de 2U’s que são construídos de forma integrada com o storage interno.
Uma máquina virtual de controle em cada um dos quatro servidores é responsável pelo gerenciamento do storage interno. Essas máquinas de controle trabalham juntas para realizar o gerenciamento através de um cluster denominado Nutanix Distributed File System (NDFS). Algumas funções básicas, como o vMotion são suportadas pelo Nutanix Cluster.
Cada servidor no cluster contém um mix de discos SSD (PCIe e SATA) e discos rígidos SATA que podem ser configurados como um único disco para compor o storage interno. Discos virtuais (vDisks) podem ser criados no storage e apresentados aos servidores virtuais como global iSCSI sem a necessidade de uma rede SAN. Oo Nutanix Cluster também suporta o protocolo NFS para prover um storage de forma unificada a todas as máquinas virtuais.
Figura 1 – Arquitetura do Nutanix Cluster
O Nutanix Cluster possue as seguintes funções integradas no appliance:
- Centro de comandos, que é uma console de gerenciamento web que provê as principais funções para o gerenciamento dos servidores e do storage interno através de uma única interface gráfica.
- Replicação distribuída das informações do Nutanix Cluster para prover alta disponibilidade para cada servidor em caso de falha.
- Flexibilidade de otimização do storage interno para prover alto desempenho de I/O.
- Suporte para snapshots para criar um ponto de restauração através de cópias, provendo uma rápida recuperação em caso de falhas.
- Tecnologia de Clone para prover uma cópia rápida das máquinas virtuais.
- Suporte para funções do VMware Enterprise como vMotion, Dynamic Resource Scheduler (DRS), alta disponibilidade e migração de servidores.
Nutanix Cluster é baseado em appliances que contém quatro servidores e cada um dos servidores contém uma combinação de discos SSD’s e discos rigidos SATA. Como mostrado na figura abaixo o gerenciamento de cada appliance pode ser realizado através de um computador que esteja conectado na mesma rede.
Figura 2 – Administração do Nutanix Cluster
A figura abaixo mostra a caixa de diálogo para criação de um container de storage com o fator de replicação 2 por meio da console de gerenciamento web.
Figura 3 – Container de storage
A Nutanix desenvolveu uma implementação baseada em NFS a qual usa os controladores do Nutanix Storage (um por servidor) para gerenciar o acesso compartilhado através do cluster.
O próximo passo é criar as máquinas virtuais. O Nutanix Cluster utiliza as API’s do VMware para uma integração do vSphere com o Nutanix Native Array.
Figura 4 – Criando uma máquina virtual
Por meio do Performance Monitor é possível acompanhar o desempenho do Nutanix Cluster e ter uma visão em tempo real do desempenho do sistema.
Figura 5 – Alterando o Show Advanced Options
A performance é medida através de métricas coletadas através do Active Monitor Health do Nutanix Cluster que monitora os IOPS, latência e largura de banda utilizada pelo sistema.
Por meio do Alert History é possível criar regras de alerta para um monitoramento pró-ativo do Nutanix Cluster, evitando assim paradas abruptas do sistema.
Figura 6 – Alertas do Nutanix Cluster
A ESG Lab auditou os resultados coletados entre o Nutanix Cluster e o VMware em um teste de performance com 300 desktops usando o RAWC (Reference Architecture Workload Simulator) e simulou as principais atividades dos usuários finais, onde foi apresentado um resultado satisfatório.
A Nutanix prove uma solução integrada de servidores e storage através de appliances que contém 4 servidores físicos e que mesclam as tecnologias de discos SSD’s e discos rígidos SATA para compor uma solução robusta e com recursos de alta disponibilidade. Além disso traz uma integração total com as API’s da VMware o que proporciona aos administradores do sistema uma gama de funções de administração em uma console fácil de usar e totalmente interativa.