Blog Agility

Realizando Troubleshooting no DHCP Infoblox

Realizando Troubleshooting no DHCP Infoblox

Que o Infoblox DDI está entre as soluções top de mercado no segmento já não é mais uma novidade para ninguém. Nas últimas pesquisas do Gartner a empresa americana figurou entre as soluções mais consolidadas no âmbito de DNS e DHCP e é por isso que cada vez mais vemos empresas brasileiras adquirindo a plataforma. Porém, mesmo com o aumento de usuários em terras tupiniquins, é bem difícil achar tutoriais de resolução de problemas na língua portuguesa. E é visando essa lacuna que confeccionarei alguns artigos para troubleshooting do Infoblox, começando hoje por DHCP.

Uma das melhorias que o Infoblox fornece ao ambiente é ser bastante estável e integro. Dificilmente o administrador vai se deparar com um problema no serviço provido pela solução. Porém, como toda tecnologia, ela possui diversas configurações para serem seguidas a fim de chegar ao nível de perfeição desejado.

No módulo de DHCP, alguns cuidados precisam ser tomados para que o protocolo trabalhe de forma correta. Às vezes, as opções mais simples são esquecidas e são elas que no momento do troubleshooting deixamos passar batido. Abaixo listo alguns problemas mais comuns e suas resoluções:

  • Serviço de DHCP desabilitado

Por padrão, o serviço de DHCP vem desabilitado. Quando nos deparamos com problemas no protocolo, dificilmente lembramos desse quesito. Para iniciar o serviço, basta acessar Grid > Data Management > DHCP > Members. Selecione o membro em questão, vá na toolbar e clique em Start:

2015_09_16_Luiz_Pane_Troubleshooting_InfobloxDHCP_1
Imagem 1: Habilitando o serviço de DHCP

 

  • Range inexistente

O conceito do DHCP no Infoblox difere um pouco do seu principal concorrente. Enquanto no Microsoft é necessário criar somente o escopo que será entregue, no Infoblox é preciso criar a rede e somente depois o range para a entrega de endereços. E é essa segunda etapa que às vezes acaba sendo esquecida por alguns administradores. Eles criam a rede e a definição do range não é feita. Para isso, devemos acessar Grid > Data Management > DCHP > Networks e clicar na rede que será administrada. Dentro dela, clicar em ADD na toolbar e escolher Range como opção:

2015_09_16_Luiz_Pane_Troubleshooting_InfobloxDHCP_2
Imagem 2: Criando range DHCP

2015_09_16_Luiz_Pane_Troubleshooting_InfobloxDHCP_3
Imagem 3: Criando range DHCP

  • DHCP Relay com má configuração

Em algumas situações, mesmo o Infoblox estando com as configurações corretas, o cliente ainda acaba ficando sem receber o IP. Dessa forma, as atenções precisam estar voltadas para o relay de entrega de IP. Geralmente é o switch de uma rede ou o roteador, o qual nele ficará configurado, que é o servidor autoritativo de entrega de endereços. Para realizar essa configuração, conecte-se no switch da rede afetada, entre no modo de configuração e verifique se a interface está com a configuração de IP Helper Address apontando para seu servidor DHCP:

2015_09_16_Luiz_Pane_Troubleshooting_InfobloxDHCP_4
Imagem 4: Verificando Helper Address


O artigo busca apresentar uma série de resoluções de problemas conhecidos presente nas soluções Infoblox e ajudar o leitor a ter um ambiente estável e livre de problemas.