Quando desabilitamos ou excluímos uma caixa de correio no Centro de administração do Exchange ou usando o cmdlet Disable-Mailbox ou Remove-Mailbox no Shell de gerenciamento do Exchange, ele mantém a caixa de correio excluída do banco alterando-a para o estado desabilitado. Essas caixa desabilitadas ou excluídas permancem neste estado por 30 dias. Após este período expira sua retenção e essas caixas são excluidas permanentemente do banco de dados.
Quando existe a necessidade de exclusão desta contas desabilidas antes do período de retenção executamos comandos via Power no Exchange 2013 para remoção permante destas mailboxes, conforme veremos abaixo.
Este comando consiste em exibir todas as mailbox desconectados existentes.
Get-MailboxDatabase | Get-MailboxStatistics | Where { $_.DisconnectReason -eq "Disabled" } | ft DisplayName,Database,DisconnectDate
Após identificadas as mailboxes desconectadas execute o comando com o nome do Database que estão armazenadas e o nome da mailbox.
Remove-StoreMailbox -Database " Database Name" -Identity " User Name" -MailboxState disabled
Figura 3.
Será exibida uma mensagem de confirmação para a remoção permanente deste mailbox. Neste momento você deverá digitar Y para permitir esta exclusão.
Neste artigo efetuamos um passo a passo simples via linha de comando no Exchange Management Shell para a exclusão permanente de mailboxes desabilitadas.