Serviços Gerenciados: como funciona e quais são os benefícios de contratar?

Comunicação Agility

15 de agosto de 2022

Às vezes, contar com uma equipe de especialistas capazes de criar e manter uma estratégia unificada de segurança para a sua empresa pode ser mais vantajoso do que “começar do zero”, montando uma equipe e uma complexa infraestrutura tecnológica.

Segurança cibernética nunca foi uma disciplina simples — e, com as diversas tendências tecnológicas que as corporações estão sendo obrigadas a adotar graças ao período de transformação digital, a tarefa de proteger dados sensíveis e garantir compliance com as legislações vigentes se torna ainda mais desafiadora. Esse cenário é particularmente desafiador para as pequenas e médias empresas (PMEs), que cada vez mais são vítimas de ataques cibernéticos e dificilmente possuem budget para montar uma infraestrutura de proteção que esteja ao nível das novas ameaças que surgem diariamente.

Não seria bom caso você, enquanto gestor de um negócio, pudesse dormir tranquilo focado apenas em seu core business e tendo a certeza de que não acordará com as sirenes de um incidente cibernético? O problema é que não é fácil — e nem barato — ter essa paz de espírito. É necessário investir em soluções tecnológicas, tempo, recursos, produtos de múltiplos fornecedores distintos e uma equipe interna capacitada e treinada para operar tudo isso. Com a escassez de profissionais no mercado, este ponto é bem preocupante, uma vez que é cada vez mais difícil recrutar e reter talentos do setor.

Uma solução para tal problema está nos provedores de Serviços Gerenciados, um modelo de negócio bastante antigo, mas que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de segurança da informação (onde ficou popularmente conhecido como MSSP; sigla para Managed Security Services Provider ou Provedor de Serviços Gerenciados de Segurança). A grosso modo, no modelo MSSP, você terceiriza diversas operações e conta com uma equipe externa de especialistas em um pacote de “tudo-como-serviço” (Everything-as-a-Service ou EaaS, no original em inglês).

Foque em seu core business e confie nos especialistas

Contratar um provedor de Serviços Gerenciados traz uma série de benefícios — não apenas para PMEs, mas também para grandes corporações que desejam externalizar parte de suas operações de segurança e/ou otimizar a sua estratégia de proteção atual.

Seguindo o modelo de “as-a-service” que já se popularizou no mercado, você conta com um pacote completo que inclui consultoria personalizada, fornecimento das tecnologias apropriadas para as suas necessidades e execução de um escopo de estratégia de segurança cibernética para manter os seus negócios longe das ameaças virtuais.

O cliente, é claro, continua sendo o protagonista. Tudo é extremamente flexível e escalável, sendo possível trilhar novos caminhos de acordo com pivôs e aumentos de demanda, sempre contando com o apoio de especialistas que saberão exatamente o que fazer para garantir a proteção de dados pessoais e sensíveis — sejam eles internos (como relatórios, propriedades intelectuais e trabalhos de pesquisa e desenvolvimento) ou externos (informações de clientes, fornecedores e parceiros que compõe a sua cadeia de valor).

As vantagens são óbvias: menor investimento inicial, menor dependência de recursos humanos próprios e maior maturidade para sua estratégia de segurança cibernética, visto que, novamente, as operações críticas serão terceirizadas por uma equipe altamente especializada. De forma contínua, o gestor receberá orientações de melhorias e poderá ainda manter seu empreendimento mais relevante no mercado — afinal, como todos nós sabemos, a cibersegurança já deixou de ser um “luxo” e se transformou em uma necessidade que separa os negócios maduros dos despreparados.

Garantindo a segurança de seu ecossistema

Com anos de experiência, mais de 100 colaboradores ativos, dois escritórios no Brasil (um em São Paulo e outro em Porto Alegre) e mais de 200 clientes satisfeitos em diversos segmentos comerciais, a Agility se destaca como provedora de Serviços Gerenciados e atua em três frentes distintas, sempre mantendo-se atualizada em relação às novas demandas do mercado e tendências tecnológicas:

  • Proteção de Aplicações Multicloud: garante o estabelecimento e o cumprimento de regras de segurança para todo o ciclo de vida de aplicações desenvolvidas nativamente para entrega via nuvem, desde a escrita do código até a homologação no ambiente de produção. Tudo isso sem criar gargalos ou ruídos nos processos atuais de sua equipe de desenvolvedores;
  • Gestão Avançada de Ameaças: combina monitoramento de marca na internet (desde redes sociais até a dark web) para propor ações efetivas de takedown, prever campanhas de fraudes, encontrar eventuais vazamentos de dados e identificar eventuais ameaças ao seu negócio, possibilitando uma resposta proativa contra manobras do crime cibernético;
  • Gestão de Privacidade de Dados: engloba todas as operações necessárias para garantir conformidade com as mais diversas normas de privacidade que existem ao redor do mundo, incluindo mapeamento da jornada de dados, monitoramento, gestão de consentimento, atendimento aos titulares e comunicação com os órgãos competentes. Vale a pena ressaltar que a Agility vai além da brasileira Lei Geral de Proteção de Dados e também garante compliance com a europeia General Data Protection (GDPR) e outras legislações locais.

Novas estratégias para novos desafios

No fim das contas, contar com um parceiro confiável de Serviços Gerenciados é, de longe, a forma mais simples, econômica e flexível de garantir que seu negócio esteja blindado contra as crescentes ameaças cibernéticas que rondam a web. Trata-se de uma abordagem perfeita tanto para PMEs que não possuem budget para estruturar uma operação interna de segurança quanto para empresas de quaisquer portes que procuram transpor as barreiras dos novos tempos sem a necessidade de se preocupar com recursos humanos, fatores tecnológicos e outros pormenores técnicos.

Conheça as soluções Agility de Serviços Gerenciados: https://somosagility.com.br/sobre-servicos-gerenciados/

Posts relacionados