Blog Agility

Palo Alto, parceira Agility, é líder no Gartner Magic Quadrant sobre SASE single-vendor

Palo Alto, parceira Agility, é líder no Gartner Magic Quadrant sobre SASE single-vendor

Com a migração em massa das empresas para sistemas em nuvem, surge a necessidade de aumentar a segurança de dados. Nesse contexto, o Gartner, empresa líder do mercado em consultoria de tecnologia, liberou uma pesquisa que lançou luz sobre questões relacionadas à adoção do SASE. 

Segundo os profissionais da organização, há três opções para implementação da tecnologia: combinação de dois fornecedores, SASE gerenciado e oferta de único fornecedor (single-vendor), sendo esse último o foco exclusivo da pesquisa em questão.

Tendo em vista a relevância desse tema, trouxemos esse artigo para podermos explorar os resultados obtidos a partir da pesquisa. Também falaremos sobre o que é o Quadrante Mágico (Magic Quadrante) do Gartner, como ele se relaciona com SASE, principais benefícios e como o Palo Alto se destaca nesse mercado. Boa leitura!

O que é o Magic Quadrant do Gartner?

Magic Quadrant, ou Quadrante Mágico, é um relatório anual que destaca as principais empresas de tecnologia. O relatório é idealizado pelo Gartner, uma empresa de consultoria em TI que conquistou a liderança de mercado em seus mais de 40 anos, tendo sido criado pelo grande Gideon Gartner.

O Quadrante Mágico é uma representação gráfica do mercado tecnológico durante um determinado período. Todos os anos esse relatório é divulgado, contendo as 24 soluções mais relevantes da atualidade. No ano de 2023, pela primeira vez, o Quadrante Mágico incluiu soluções em SASE, dando destaque para oito empresas prestadoras, incluindo a Palo Alto. 

Levando em conta que a Gartner é uma das maiores referências mundiais em TI, figurar entre os escolhidos no relatório proporciona uma grande credibilidade à marca. A análise de dados é criteriosa, indicando que apenas as empresas com as abordagens mais eficientes sejam reconhecidas pelo seu trabalho. 

Divisão

A representação gráfica do quadrante é feita por meio de um quadrado dividido em quatro partes, na qual as empresas selecionadas pelo Gartner são fracionadas nos seguintes grupos: líderes, os visionários, as players de nicho e desafiantes.

  • Líderes: empresas mais importantes em seus respectivos setores, aquelas que ditam tendências e possuem as soluções mais avançadas;
  • Visionários: organizações que possuem amplo conhecimento sobre o funcionamento do mercado, mas ainda não dispõem de recursos para estarem entre as maiores;
  • Players de nicho: negócios com abrangência reduzida, focando especificamente em um nicho, ao invés do mercado como um todo;
  • Desafiantes: possuem habilidades para executar suas estratégias de negócios, mas não tem vasta compreensão do funcionamento do mercado.

Sobre a tecnologia SASE

Secure Access Service Edge, ou SASE, é um tipo de arquitetura de rede focada em segurança. Essa tecnologia combina recursos de VPN e SD-WAN com funções de proteção em nuvem, como gateways, firewalls, acesso zero trust, entre outras artimanhas de cibersegurança

Ainda segundo a Gartner, essa tecnologia é uma tendência para futuros modelos de rede. Por enquanto, ela deve avançar de forma gradativa, visto que ainda é imatura e está dando os primeiros passos. A explicação é simples: com a digitalização, cada vez mais empresas migram suas atividades para a nuvem, logo, é imprescindível garantir a seguridade dos dados armazenados.

Detalhes do Quadrante Mágico do Gartner em 2023

Atualmente, o Gartner estima que cerca de 7.500 empresas adotaram o SASE de um único fornecedor, opção tema da pesquisa. 

Ainda de acordo com os especialistas da empresa, esse mercado ainda é imaturo em todo o mundo, apesar de estar se desenvolvendo rapidamente, sendo que os próprios clientes da consultoria tem demonstrado interesse nessa tecnologia.

Foi considerado que oito provedores possuem uma oferta de SASE de um único fornecedor, se qualificando para fazer parte da pesquisa. Ainda assim, poucos possuem a amplitude e profundidade ideais em suas funcionalidades, como a integração entre os componentes ou um repertório de dados unificado, por exemplo.  

Nesse sentido, as oito empresas citadas foram:

  • Aryaka adquirindo a Secucloud;
  • Cloudflare e Zscaler lançando dispositivos para filiais;
  • Check Point Software adicionando SD-WAN;
  • Cradlepoint adquirindo a Ericom;
  • Fortinet adquirindo a OPAQ;
  • HPE (Aruba) adquirindo a Axis Security;
  • Netskope adquirindo a Infiot;
  • Palo Alto Networks adquirindo a CloudGenix.

O aumento do interesse no SASE de um único fornecedor foi observado principalmente em empresas que desejam simplificar suas atividades tecnológicas em suas filiais. Isso, por sua vez, é mais aproveitado por organizações que investem em SD-WAN e estendem o projeto para incluir firewall, acesso remoto, entre outras estratégias de segurança

As empresas citadas como destaque, incluindo a Palo Alto, aumentaram suas ofertas para atender esse mercado em crescimento, o que foi feito por meio de parcerias e aquisições externas. 

A expectativa do Gartner para o futuro é que os fornecedores expandam cada vez mais seus investimentos nesse modelo de SASE. Tendo isso em mente, espera-se que grande parte das novas compras de SD-WAN e de SSE após 2025 seja na forma de um SVSASE, mesmo que uma solução SASE completa não seja implementada de início. 

Quer adotar SASE em sua empresa? Entre em contato conosco: https://somosagility.com.br/fale-conosco/